Ora bem, estamos a poucas semanas do Natal e por isso achei que era a altura ideal para escrever sobre como adicionar peças festivas ao armário cápsula. Tivemos tanto trabalho a construir a nosso armário, a deixar apenas as coisas que usamos efetivamente e a abrir mão da tralha que só nos dificultava a vida, que agora até temos medo de comprar o que quer que seja.
Queres saber como criar um armário cápsula? Começa por aqui.
Sabemos que não vamos passar o ano em festas, no meu caso que nem saio à noite existem cerca de 4 ou 5 eventos por ano onde uso roupa mais festiva, e por isso não se justifica gastar muito dinheiro nesse tipo de peças.
Em tempos tinha uma secção do armário inteiramente dedicada a peças para eventos mais glamorosos, coisas que usava muitas vezes para simples saídas à noite com amigas onde os brilhos são sempre permitidos, mas com o passar do tempo essas saídas foram deixando de acontecer e a roupa foi ficando no fundo do armário. Por isso, quando tomei a decisão de iniciar o meu armário cápsula, achei que 5 ou 6 peças eram suficientes para cobrir os eventos anuais sem ficar sempre igual nas fotografias.
Optei por adquirir/manter partes de cima e conjugá-las com partes de baixo pretas, que abundam no meu armário. Para esta série ressuscitei uma saia de napa que foi das poucas peças que estavam numa caixa para triagem, já que deixou de me servir quando engordei mas eu gosto bastante dela. No entanto não gostei de ver nesta foto que tirei para este artigo, por isso provavelmente vai mesmo à vida dela e não se fala mais nisso. Tenho sempre preferência por calças no lugar de saias, embora para o Natal e Passagem de Ano goste de me ver com algo mais feminino.
Como é que faço a gestão deste tipo de peças dentro do meu armário cápsula?
Como adicionar peças festivas ao armário cápsula
Separar a roupa festiva da roupa do dia a dia
Podes utilizar uma caixa, uma gaveta… o que quiseres. O importante é que estas peças estejam efetivamente separadas do resto da roupa. Não apenas numa pilha diferente dentro da mesma gaveta, mas efetivamente longe da vista, num sítio onde não poderão confundir-te na escolha diária de looks. A não ser, obviamente, que o teu estilo de vida exija que este tipo de peças façam parte do teu armário regular.
Entra uma, sai outra.
Quando fiz a limpeza do meu armário decidi que não teria mais do que 6 peças festivas. Se és daquelas pessoas que gosta sempre de comprar algo novo para o seu aniversário, ou para o Natal ou Passagem de Ano, então deixa apenas 2 ou 3 peças e adquire uma ou duas novas por ano. No ano seguinte, voltas a fazer limpeza, vendendo uma ou duas peças para adquirires uma ou duas novas. Nunca te permitas ultrapassar o número definido, mais vale teres peças a menos do que a mais, afinal de contas um simples vestido preto pode salvar qualquer evento, não é obrigatório teres peças exclusivamente para a ocasião.
Apostar na versatilidade
Uma forma de aumentar a oferta é ter algumas peças que se encaixam em looks do dia a dia. Eu tenho duas peças no meu armário regular que ficam perfeitamente bem para um look de festa, da mesma forma que desconstruídas ficam ótimas para o dia a dia. Claro que os brilhos são sempre mais complicados, mas o veludo e a renda resultam muito bem.
E os sapatos?
Há quem goste de ter um par de sapatos pretos para estas ocasiões. E se és capaz de passar uma noite inteira com eles sem dores, então é algo que deves ter no teu armário. No meu caso tinha muitos sapatos altos pretos mas nenhuns confortáveis o suficiente, por isso acabei por ficar apenas com uns botins pretos altos. Ficam bem com todos os looks e o tipo de eventos a que costumo ir não exige mais do que isso. Tenho ainda umas sandálias pretas com um salto pequeno, super confortáveis, que também não ficam péssimas com collants se tiver mesmo de ser. Mantive também os meus ténis da Felmini, dourados, porque acho lindos e dão logo outra vida a um look totalmente preto. São uma opção que tanto pode compor um look básico de dia a dia como servir para um look mais festivo sem chocar.
O principal cuidado a ter é mesmo não exagerar. Define um número limite de peças e nunca o ultrapasses. Se viste algo novo que gostavas mesmo de comprar, já sabes que uma peça terá de sair para que essa peça seja adquirida. E, acima de tudo, sê sincera: vais mesmo dar uso a essa peça ou vai ser algo para usar só uma vez e no próximo ano passa de moda?
SHOPPING LIST
Soutien – Women’Secret | Mala – Women’Secret
Body – Primark | Saia napa – Stradivarius | Top veludo – Bershka
Camisola com brilhos – H&M | Top com brilhos – Primark | Blazer – Mango
Se gostaste deste artigo e gostavas de começar o teu armário cápsula, explora os restantes artigos deste blog e não te esqueças de adquirir o teu manual: o meu livro “Armário Cápsula”! Para veres inspiração de looks todos os dias, segue-me no Instagram em @armariocapsula.pt