Se num armário de adulto já existe tanto dinheiro investido, num armário cápsula de criança o investimento é ainda maior já que a maioria das mães tem tendência a comprar quantidades exorbitantes de roupa para os seus filhos esquecendo-se que durante um largo período essa roupa dura apenas um ano ou uma estação.
A melhor forma de ter sempre o armário organizado e poupar imenso dinheiro, é adotar o método do armário cápsula.
Comecei a usar este método a partir dos 12/18 meses com o meu filho Martim – que tem agora 4 anos – e este outono é o primeiro armário cápsula com limite de peças da minha filha Madalena – que tem agora 14 meses.
Apesar de nunca ter feito um armário com limite de peças para a Madalena, por ser tão pequena e sujar imensa roupa, o armário dela já adotava algumas regras do conceito de armário cápsula,
como ter uma paleta de cores e contar apenas com 2 casacos e uns sapatos.
O armário cápsula de criança dos meus filhos é normalmente construído em tons bastante neutros, talvez por serem os meus tons preferidos e não adorar ver as crianças com roupas super berrantes. É inevitável que haja uma peça ou outro com cor, mas de uma forma muito equilibrada.
Armário Cápsula de Criança para Outono – Martim
Como moramos em Lisboa, o armário de outono continua a ser bastante fresco. Os calções são substituídos por calças, as sandálias por ténis e as camisolas de manga comprida começam a aparecer. Tento sempre que o armário permite a construção de looks por camadas para algum dia mais frio que surja.
As peças
Para este armário escolhi quatro t-shirts, quatro camisolas de manga comprida de algodão, uma sweatshirt, uma camisola de malha mais grossa, uma camisa que também serve como casaco, um casaco trench coat que aquece e também serve para os dias de chuva, sete pares de calças que dão para todos os dias da semana e uns ténis neutros.
As cores
O armário do Martim já é composto por estas cores há alguns anos, tons terra, branco, preto, sempre com o laranja escuro e o amarelo a darem o apontamento de cor. É a forma mais fácil de garantir que tudo fica bem com tudo, neste momento ele próprio já consegue escolher a sua roupa porque é difícil fazer uma combinação que seja completamente absurda.
As marcas
As roupas que estão na imagem são maioritariamente da Zara Kids, havendo uma ou outro peça da H&M. A roupa do Martim é quase toda da Zara. Tem algumas coisas da Primark, da H&M e da Zippy, mas representam apenas 15 ou 20% do armário dele.
Manter a roupa lavada
Ao garantir uma muda de roupa para cada dia da semana consigo garantir também que nunca lhe falta roupa. Nós temos máquina de secar, pelo que sexta à noite a roupa da semana vai toda para a máquina, é lavada, no inverno é seca na máquina de secar no verão vai para o estendal, e domingo de manhã volta tudo para a gaveta para mais uma semana.
O Martim usa t-shirt da escola, por isso no verão é importante é manter as t-shirts da escola lavadas porque são essas que usa diretamente. No outono, inverno e primavera, muitas vezes usa uma camisola de manga comprida por baixo da t-shirt da escola por isso temos de garantir mais peças lavadas.
Ter uma máquina de secar é mesmo a minha maior salvação. Se não tens espaço para ter duas máquinas, opta por uma que tenhas as duas funções, hoje em dia já há ótimas opções a preços razoáveis.
Sugestão de looks armário cápsula de criança
2 respostas